Precisão em

Pipetagem

Aumente a qualidade na sua rotina de laboratório utilizando as pipetas ideais para seu dia a dia



Conte com a líder em sistemas inovadores de pipetagem


Preencha o formulário

e faça o download do material

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

  • Alta performance


  • Ergonomia


  • Multicanal e monocanal


  • Eletrônica e manual


  • Ponteiras padrão e especiais

Compre nossas soluções:

Pipeta monocanal

Pipetas leves e ergonômicas de canal único disponíveis tanto em modelos de volume fixo como variável para pipetagem precisa.

Pipetas Multicanais

Disponível em formato de 8, 12 ou 16 canais, escolha entre uma ampla seleção de pipetas multicanais manuais e eletrônicas para otimizar seu tempo de pipetagem.

Ponteiras de pipetas

Uma ampla gama de ponteiras ART com barreiras auto vedantes, filtradas e não filtradas, estão disponíveis em formato padrão e ponteiras especializadas ou explore a tecnologia Thermo Scientific ClipTip.

Pipetas Eletrônicas

Automatize as tarefas diárias de pipetagem e aumente a produtividade com uma seleção completa de pipetas eletrônicas, incluindo modelos com espaçamento de ponteiras ajustáveis.

Tudo o que você precisa saber para otimizar seu laboratório está aqui

SELEÇÃO DOS TIPOS DE PIPETAS E APLICAÇÕES

ERGONOMIA

DE PIPETAGEM

Seleção dos tipos de pipetas e aplicações

Pipetas de deslocamento de ar

A pipetagem por deslocamento de ar é altamente precisa para aplicações de pipetagem padrão. No entanto, a temperatura e a pressão atmosférica, bem como a gravidade e a viscosidade específicas da solução, podem afetar o desempenho dos pipetadores de deslocamento de ar.

COMO FUNCIONA:

Aspirando o líquido (passos 1-3)

1- O pistão se move para a posição apropriada quando o volume é definido.


2- Quando o botão de operação é premido até a primeira paragem, o pistão expulsa

o mesmo volume de ar indicado na regulação do volume.


3- Depois de mergulhar a ponteira no líquido, o botão de operação é libertado. Isso cria um vácuo parcial e o volume de líquido especificado é aspirado para a ponteira.

Dispensar o líquido (passo 4)

Quando o botão de operação é novamente pressionado até a primeira paragem, o ar dispensa o líquido. Para esvaziar completamente a ponteira, o botão de operação é premido até a segunda paragem (blow-out).

Pipetas de Deslocamento Positivo:

A pipetagem de deslocamento positivo depende do contato direto do pistão com o líquido. A quantidade de líquido aspirado depende das dimensões do cilindro ou capilar e da distância de movimento do pistão. Nas pipetas de deslocamento positivo, as ponteiras contêm o barril/capilar e o pistão.

COMO FUNCIONA:

1- O pistão se move para baixo dentro da ponteira

para fazer contato direto com a amostra.

2 - O pistão se movimenta para cima para puxar a amostra para dentro da ponteira.

3- Ao dispensar, o pistão desce e o volume selecionado é dispensado.

Pipetas multicanal F1-ClipTip

A tecnologia ClipTip bloqueia as ponteiras firmemente no lugar e garante uma vedação completa em cada canal com forças mínimas de inserção e ejeção da ponteira usando os pipetadores multicanal Thermo Scientific™ F1-ClipTip™. O ajuste de volume recentemente aprimorado permite uma experiência de usuário silenciosa, sem esforço e ergonômica.

Técnicas de Pipetagem Adequadas

Aspirar e expelir totalmente uma quantidade do líquido pelo menos três vezes antes de aspirar para o dispense final. O não molhar previamente a ponteira aumenta a evaporação dentro do espaço aéreo da ponteira, o que pode causar volumes de entrega significativamente mais baixos. A pré-humidade aumenta a humidade dentro da ponteira, reduzindo assim a evaporação.

Permitir que líquidos e equipamento se equilibrem à temperatura ambiente antes da pipetagem. O volume de líquido fornecido por pipetas de deslocamento de ar varia com a humidade relativa e a pressão de vapor do líquido - ambas dependentes da temperatura. O trabalho a uma temperatura constante minimiza a variação do volume pipetado.


As diferenças de temperatura causam expansão térmica e encolhimento do espaço aéreo. Após o equilíbrio de temperatura, o factor influenciador é a densidade líquida. O líquido frio é mais denso e o líquido quente é menos denso em comparação com os líquidos à temperatura ambiente.

Antes de dispensar, remover cuidadosamente as gotas do exterior da ponteira tocando na lateral do reservatório, tendo a certeza de se manter afastado da abertura da ponteira para evitar que o líquido saia da ponteira. Após a distribuição, e antes de soltar o êmbolo, entregar qualquer líquido residual restante na ponteira, tocando a ponteira para o lado do recipiente. A tensão superficial ajudará a retirar o líquido remanescente da ponteira.

Pressione o êmbolo até à primeira paragem, mergulhe a ponteira no líquido, e aspire libertando o êmbolo. Retirar a pipeta do líquido e comprimir o êmbolo até à segunda paragem para dispensar todo o conteúdo. A pipetagem em modo padrão direta produz maior precisão do que no modo inverso para todos os líquidos, exceto os viscosos ou voláteis. O modo inverso resulta muitas vezes em sobre-entrega. Assim, é recomendado avaliar o efeito de uma possível entrega excessiva na experiência e fazer ajustamentos, se necessário.


Nesta experiência, 200 µL de líquido viscoso (glicerol) foi pipetado 10 vezes, utilizando técnicas de pipetagem tanto direta como reversa. A pipeta utilizada foi ajustada para glicerol utilizando a pipetagem direta. O gráfico descreve a exatidão e precisão obtidas com ambas as técnicas.

Utilizando o método inverso, observou-se um desvio menor entre as doses e, portanto, uma imprecisão reduzida.


O método inverso deu doses maiores, uma vez que a coluna líquida na ponteira é mais alta e, portanto, a quantidade líquida acima da dose pressiona uma dose maior para fora.

Depois de aspirar, e antes de retirar a ponteira do líquido, fazer uma pausa de um segundo. Fazer esta pausa da forma mais consistente possível. O líquido continua a fluir para dentro da ponteira durante um curto período de tempo após a paragem do êmbolo. Ao mesmo tempo, está a ocorrer a evaporação dentro da ponteira. A pausa equilibra consistentemente estes dois efeitos e assegura uma aspiração correta.

Ao aspirar o líquido, segurar a pipeta na vertical e puxá-la diretamente para fora do centro do reservatório. Esta técnica é especialmente importante na pipetagem de pequenos volumes (menos de 50 µL). Segurar a pipeta num ângulo, à medida que é retirada do líquido, altera o volume aspirado.

Segurar a pipeta de forma solta e utilizar o apoio do dedo. Lembre-se de devolver a pipeta ao suporte de pipetas entre as entregas. Evite manusear as ponteiras da pipeta ou reservatórios com as mãos nuas. O calor corporal transferido durante a manipulação perturba o equilíbrio da temperatura, o que leva a variações no volume entregue.

Antes de aspirar, mergulhar a ponteira adequadamente abaixo do menisco. Uma imersão demasiado pequena, particularmente com pipetas de grande volume, pode levar à aspiração de ar. Demasiada imersão pode levar a que o líquido se agarre ao exterior da ponteira. O contato do fundo do recipiente com a ponteira pode restringir a aspiração.

Passo 1: A ponteira é imersa até à profundidade correta e mantida verticalmente.

Passo 2: A imprecisão duplica quando a ponteira é imersa demasiado fundo.

Passo 3: A imprecisão aumenta três a cinco vezes ao mergulhar demasiado fundo enquanto se segura a pipeta num ângulo de 30-40°.

Utilizar ponteiras de alta qualidade destinadas a ser utilizadas com a pipeta. As ponteiras do sistema são concebidas para trabalhar com as suas pipetas correspondentes. Ponteiras e pipetas não combinadas podem resultar em imprecisão, imprecisão ou ambas. As ponteiras do sistema de qualidade proporcionam uma vedação hermética, são feitas de materiais superiores, e estão isentas de defeitos de moldagem. Também asseguram uma entrega fiável de líquidos.

Pressione o êmbolo suavemente até descansar com uma força leve e consistente na primeira paragem. Mergulhar a ponteira, e depois soltar o êmbolo a uma velocidade constante. As acções repetíveis produzem resultados repetíveis.

Ergonomia de Pipetagem

Ergonomia é o estudo de como organizar e projetar dispositivos, máquinas ou espaço de trabalho para que pessoas e coisas interajam com segurança e eficiência. A ergonomia também é chamada de análise de fatores humanos ou engenharia de fatores humanos. Conforme observado pelos Programas Federais e Estaduais da Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA), a ergonomia é essencialmente "a ciência de adequar o trabalho ao trabalhador".

Reduzir os fatores de risco de pipetagem

Ambiente: posicione os materiais ao redor para permitir uma postura adequada

Postura: posicionamento correto do seu corpo usando as ferramentas corretas

Força: reduzindo a força de fixação da ponteira, ejeção e pipetagem necessária nas atividades diárias

Repetição: limite o número de movimentos de pipetagem

8 Passos para melhorar

a ergonomia da pipetagem:

1- Faça microintervalos de 3 a 5 minutos, a cada 12 a 30 minutos de pipetagem

2 - Ajuste a estação de trabalho para que o trabalho possa ser feito com os braços próximos ao corpo

3 - Use pipetas mais curtas

4- Use pipetas que caibam confortavelmente na mão do usuário

5 - Mantenha amostras e instrumentos de fácil acesso

6 - Use recipientes de resíduos de baixo perfil para ponteiras usadas

7 - Use tapetes antifadiga quando for necessário ficar em pé por longos períodos de tempo

8 - Use um banquinho ou cadeira ajustável ao sentar

Reduzindo a Força de Ejeção

Pipetas e ponteiras cônicas

A extremidade proximal de uma ponteira de pipeta padrão é geralmente cônica. O cone da pipeta de formato cônico se encaixa na ponteira da pipeta de formato cônico. Essa força cria uma vedação ‘Luer’ que pode resultar em alta fricção. A área de vedação é tipicamente grande. A força de ejeção é proporcional à força de inserção.

Sistema de pipetagem de intertravamento ClipTip

As ponteiras de pipeta ClipTip travam firmemente no lugar para que não se soltem ou caiam, independentemente da pressão de aplicação. Você pode realmente sentir as ponteiras 'presas' com segurança na pipeta com um leve toque. Não há necessidade de utilizar força batendo a pipeta para garantir que as ponteiras estejam conectadas e seladas.

Ergonomia aprimorada com base na seleção da ponteira da pipeta

Combinar uma boa postura, uma pipeta projetada ergonomicamente e uma ponteira de pipeta ergonômica pode ajudar a prevenir lesões. As ponteiras de pipetas de paredes finas, macias e flexíveis são projetadas para encaixar o cone da pipeta com segurança, permitindo o uso mínimo de forças de fixação e ejeção.

Reduzindo a Repetição

Reduza as cansativas repetições de pipetagem com as pipetas eletrônicas E1-ClipTip Equalizer. Aumente a eficiência e a qualidade com espaçamento de ponteira ajustável que permite transferências múltiplas de amostras entre praticamente qualquer tubo, rack, microplaca ou caixa de gel horizontal de uma só vez. Basta definir a distância entre as ponteiras simplesmente deslizando a escala para expandir e contrair para a configuração desejada.

Facebook
 
Twitter
 
LinkedIn
 
YouTube
 
YouTube
O uso pretendido e as declarações regulatórias dos produtos variam. Por uso pretendido específico e declarações regulamentares, consulte o Instruções de Uso (IFU). A disponibilidade do produto por país varia de acordo com a legislação vigente. © 2022 Thermo Fisher Scientific Inc Todos os direitos reservados. Todas as marcas registradas mencionadas aqui são propriedade da Thermo Fisher Scientific ou de seus respectivos proprietários. Em conformidade com os regulamentos federais, informamos que esta comunicação via e-mail é feita para fins comerciais.

Veja a política de privacidade da Thermo Fisher Scientific.

Thermo Fisher Scientific
R. Eugênio de Medeiros, 303 – 11º andar
São Paulo SP 05425 000
Brasil
thermofisher.com
Thermo Fisher Scientific
© 2023 Thermo Fisher Scientific Inc. Todos os direitos reservados. Todas as marcas são de propriedade da Thermo Fisher Scientific e suas subsidiárias salvo indicação em contrário.